quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Série - Organizando uma festa {Servir}

Definir o que servir em uma comemoração não é tarefa fácil. São tantas as opções que é comum ficar perdidinha.

Você pode optar pelo serviço de buffet que serve coquetel, que normalmente é uma das opções mais baratas. Nesse caso, lembre-se sempre de pedir uma opção vegetariana, para o caso de ter convidados que não comem carne e derivados. Já caso queira servir salgadinhos sem gastar muito, procure por kits festa, que normalmente incluem bolo, docinhos e uma boa variedade de salgados. Em ambos os casos, não esqueça de fazer uma degustação antes. Nada pior do que uma festa com salgadinhos com gosto de ontem, né?

06 Imagem - Beta Bernardo Fotografia

Uma outra opção que está na moda e combina tanto com o dia quanto com a noite é o buffet de crepes. As empresas vão à sua casa ou salão, montam tudo, servem na hora e deixam tudo limpinho depois. Não é das opções mais baratas, mas com certeza um dos melhores custo x benefício. Além disso, a maior parte dessas empresas já inclui bebidas, louças e até crepes doces de sobremesa.

No mesmo estilo dos buffets de crepes também é fácil encontrar buffets de massas e de pizzas. O melhor é que o trabalho é mínimo e é difícil não agradar.

Agora caso a festa seja pequena ou você adore mesmo preparar os quitutes, aproveite para investir em pratos frios. Saladas no estilo verrine fazem o maior sucesso, e você pode servir em diferentes tipos de copo, já contribuindo para a decoração. Ofereça também tortas e quiches, espetinhos de frios, snacks.

03 Imagem e receita - Quitandoca Fotografia

Uma ótima pedida é montar uma mesa de pães e frios. Você pode dispor diferentes tipos de frios para as pessoas se servirem, e colocar vários tipos de molhos, como guacamole, patês e geléias. Lembre-se de ter alguém responsável por repor na mesa os alimentos que forem acabando.

E para as sobremesas, capriche nos docinhos. Se não vierem com o buffet, ou se você escolheu preparar, aproveite a nova moda dos copinhos e faça diferentes versões do amado brigadeiro. Aqui no blog você encontra receita de mini torta de limão, brigadeiro de amêndoas e brigadeiro duo. Mas as opções são enormes. Se você tem uma receita ótima de brigadeiro, lembre-se apenas de acrescentar creme de leite no final para ele ficar mais molinho e fácil de comer com a colherzinha.

5Imagem - Beta Bernardo Fotografia

Já para as bebidas, se for uma festa de adultos e para poucas pessoas, invista em um bar com ingredientes para que cada um possa preparar sua bebida. Se for inverno, capriche nos vinhos. Se for verão, aposte que os convidados vão preferir cerveja e algumas opções de caipirinha. Já para uma festa maior, é bem divertido contratar o seerviço de um barman. Além de ficar responsável por preparar as bebidas sem fazer uma enorme sujeira, eles normalmente fazem brincadeiras com os convidados e garantem algumas boas horas de diversão.

Já se for uma festa infantil ou um chá de bebê, não se preocupe tanto em servir bebidas alcoólicas para os adultos. Se a sua turma é chegada numa cervejinha, não deixe faltar. Mas se for uma festa mais feminina um espumante já estará de bom tamanho. E para uma comemoração exclusiva para a criançada, capriche nos sucos, refrigerante e até mesmo milk shake. E NUNCA se esqueça da água mineral, seja qual for a ocasião.

E você, tem alguma dúvida ou dica para compartilhar com a gente? Espero seu comentário!

Leia também: Série - Organizando uma festa {Convidar}


.

Nenhum comentário: