*texto de minha autoria publicado originalmente no blog Assim, Sim!, com algumas pequenas atualizações.
"Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões". Filion (1991)
A frase acima representa muito bem meu jeito de ser. Sou cheia de ideias, e se pudesse criaria um negócio novo a cada dia. Costumo dizer que acho muito ruim essa coisa de ter uma vida só de cada vez para administrar, pois há tantas coisas que eu gostaria de fazer, e infelizmente acabo tendo que escolher.Podem acreditar, eu gostaria até de ser piloto de avião. O.o
Fonte: Na Minha Lente
Me considero uma empreendedora nata, do tipo que tem vontade de fazer negócio com tudo o que vê pela frente. E isso vem desde pequena, quando fazia cintos de miçanga para vender no trabalho, ou passava as aulas tricotando cachecóis e vendendo para as amigas.
Mas o que vim falar mesmo é que sei que muita gente tem várias ideias na cabeça, e acaba sempre parando no "por onde começar". Qual o primeiro passo a dar para começar um negócio? É desenvolver o produto, criar um blog, ter uma loja física, uma loja online? Quais passos seguir?
Longe de mim querer dar uma regra. Só quero mesmo é compartilhar como funciona para mim. Então, se você tem uma ideia na cabeça, agarre um caderno e bora pensar.
Meu primeiro passo é sempre colocar todos os detalhes no papel. É um tipo de brainstorm particular, em que discuto comigo mesma cada detalhe. Não basta ser perita na produção, é preciso ter organização e entender de outros temas. Me pergunto e anoto então:
- O que exatamente quero vender? Qual será meu portfólio inicial?
- - Quem é a concorrência?
- - Quais os custos diretos de meu produto?
- - Quais os custos fixos da minha empresa? Terei que comprar alguma máquina, por exemplo, ou um novo computador?
- - Onde gostaria que meu produto fosse vendido? Como farei meu produto chegar nesses lugares?
- - Qual a minha meta de produção? Qual minha meta de vendas?
- - Qual o diferencial do meu produto? Porque vão comprar de mim e não do concorrente?
- - Como farei com que os potenciais clientes conheçam meu produto?
- - Vou trabalhar sozinha ou terei sócios? Se tiver sócios, como será a divisão de tarefas?
- - Quais as pessoas que vão se interessar pelo meu produto? Quanto elas estão dispostas a pagar?
As perguntas não precisam ser todas respondidas nesse primeiro momento, mas ajudam a guiar meu pensamento para os pontos que ainda precisam de respostas. Começo então minha pesquisa sobre o mercado que pretendo atuar, e anoto tudo nesse mesmo caderno. Em algum tempo ele já parece uma bíblia, mas é justamente ali que está toda a informação que preciso para começar a formatar uma estratégia para o meu negócio. Mas isso já é papo para outro post...
E para você, como foi ou como é o início de seu handmade business? Você se fez todas essas perguntas? Tinha a resposta para todas elas antes de começar? Se não, ainda dá tempo! Que tal começar agora?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário