terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

3 dicas para sua empresa sobreviver aos primeiros anos

Como contei lá na Fanpage essa semana (https://www.facebook.com/Tuty.Arte.Mimos), recebo muitos emails e mensagens pedindo dicas de negócios, informações sobre quem fez o site da Tuty, sobre marketing, sobre como abrir uma empresa e começar um negócio. Por isso resolvi fazer alguns posts para vocês, usando a história da Tuty como base, e dando as dicas que considero as principais para que um negócio dê certo.

 

Tuty-5160

 

Segundo o IBGE, quase 50% das empresas formais fecha as portas após os primeiros 3 anos de vida. Considerando que neste mês comemoramos 5 anos de Tuty, e sempre com perspectivas de crescimento, temos muitos motivos para comemorar.

 

Mas como ser uma empresa que não fecha as portas nos primeiros anos? Abaixo 3 dicas para começar que funcionaram para nós, e que queremos que funcionem para você:

 

Estude gestão
Eu sempre bato nessa tecla. Quem me conhece, sabe. Estude, estude, estude. Estudar gestão é chato, principalmente para quem gosta de fazer um trabalho mais criativo. Mas eu juro: é importante. Possivelmente, se eu não tivesse me dedicado a estudar gestão lá em 2011, a Tuty não estaria aqui para contar história. Minha percepção é que a maioria das empresas fecha por inapetência dos sócios em lidar com pequenos obstáculos, que poderiam ser evitados se eles conhecessem melhor de processos, impostos, marketing e finanças.

 

Tuty-5187

 

Eu fiz (e ainda faço) muitos cursos online do Sebrae. Baixei os materiais gratuitos, lia no ônibus, fazia os exercícios, era e sou uma aluna aplicada. Em 2011 fiz um curso de gestão para mulheres na FGV, e de lá para cá não parei mais de ler e me aprofundar em cada um dos temas que são importantes para o negócio.

Como eu já disse, pode ser chato, mas é importante saber discutir com seus fornecedores. Por exemplo: sempre que preciso pedir algo para o contador da Tuty, sei exatamente o que pedir, sei usar os termos que eles usam. Isso passa credibilidade, mostra que estou por dentro do que está acontecendo (e estou mesmo). Sei calcular o quanto terei que pagar de imposto mês a mês, provisiono como será todo o meu ano. Isso me dá segurança, e nos leva à segunda dica…

 

Dê atenção às finanças, separe as contas
Minha família é muito empreendedora. Desde pequena tenho como exemplo meus avós, donos de uma alfaiataria. Minha tia já teve salão de beleza, restaurante, brechó. Se me perguntarem porque nenhum negócio deu certo, eu te digo: falta de atenção ao financeiro. Nunca separaram as contas da empresa, e todo dinheiro que entrava só vinha para tampar o buraco. Para mim esse é o maior erro que um empresário/empreendedor pode cometer. É aquela coisa: entrou dinheiro, preciso ir ao mercado. Pego o dinheiro da empresa e compro as carnes da semana. Isso não pode gente, de jeito nenhum. Dinheiro da empresa é da empresa. Determine qual será o valor do seu salário e faça retiradas periódicas. Para mim funciona com retiradas mensais. Para você pode ser que seja melhor fazer retiradas semanais, mas o importante é que seja um valor fixo e que não atrapalhe no funcionamento da empresa. E se sobrar um dinheirinho no final do mês, que tal guardar para reinvestir na empresa? Ou então deixar lá quietinho para um mês de poucas vendas?

 

Esse é o ideal, e é importante praticar. Tem mês que as vendas ultrapassam as expectativas e que os gastos são menores. Mas tem meses que precisamos comprar mais material e as vendas são um fiasco. Tenha uma poupança para sobreviver aos tempos difíceis e com certeza sua empresa terá sucesso.

 

Supere o medo
Essa dica não tem nada de prática como as duas acima, mas também está entre as 3 mais importantes para o meu dia a dia. Ninguém está tão seguro de nada, acredite. Ter uma empresa é dar um tiro no escuro muitas vezes. É claro que existem centenas de ferramentas para nos ajudar a mirar melhor, mas muitas vezes ainda precisamos ir de cabeça e ver no que vai dar. O que não pode é deixar que o medo te paralise. Não pode deixar de fazer por medo de errar, medo de ninguém gostar, medo de não dar certo. Acredite que vai dar certo e você já tem meio caminho andado!

 

Quando a Tuty começou eu tinha um bom emprego (financeiramente falando), mas não estava satisfeita (emocionalmente falando). Se eu tivesse deixado o medo me paralisar, provavelmente ainda estaria lá atrás, indo todos os dias a um escritório fazer algo que eu não gostava e pensando em como seria se eu tivesse coragem. Em vez disso, engoli o medo, investi meu tempo na Tuty e assim que foi possível, saí do emprego e passei a ter a Tuty como principal atividade. Poderia ter dado errado? É claro que sim. Mas uma coisa é certa: só havia uma maneira de eu saber se daria certo: tentando!

 

Eu tenho mais algumas dezenas de dicas para dar a vocês, e pretendo fazer isso nas próximas semanas e meses. É claro que somente esses 3 passos não fazem um negócio prosperar, mas são um grande gatilho. Tenha conhecimento, cuide do seu dinheiro e não tenha medo e você terá nas mãos a receita do sucesso. Agora se esse bolo vai crescer, com certeza vai depender de outros fatores, e só você poderá adicionar ingredientes.

 

E se quiserem conversar sobre algum tema específico, escrevam aí nos comentários. Vou adorar papear com vocês!

 

 

.

Nenhum comentário: