terça-feira, 3 de março de 2015

É possível viver fazendo o que se ama? 3 dicas para provar que sim!

Sim, é possível! Mas minha experiência diz que não é fácil, e então vou contar para vocês um pouco do que penso sobre o assunto.

 

Para viver fazendo o que ama é preciso, antes de tudo, deixar o romantismo de lado. Dificilmente você vai levantar tarde, tomar um café da manhã de novela, passar a tarde fazendo trabalhos criativos, comendo biscoitos e vendo a sessão da tarde, ter tempo de ver os amigos, fazer compras, fazer a unha e ainda voltar em tempo de fazer o jantar e brincar com as crianças. Definitivamente seu tempo não será maior por você não ir ao escritório e ter um trabalho chato. Por aqui aconteceu exatamente ao contrário, e é muito provável que com você aconteça também. Tenho muito menos tempo do que antes, então é preciso muita rotina e responsabilidade.

 

Tuty-Empreendedorismo-ByJojo-12

Fonte da Imagem: Na Minha Lente

 

Abaixo conto 3 dicas que me ajudaram muito a viver fazendo o que realmente amo, e quero que você consiga também!

 

Faça o dia render
Minha rotina é puxada, e como fiz questão de incluir nela os exercícios físicos, ela começa bem cedo. Às 6h já estou saindo de casa para fazer minha corrida ou caminhada diária. Volto, tomo café com o marido e a filha, banho e... escritório! Procuro começar a trabalhar antes das 8h, e isso me dá o maior gás. Quando olho no relógio e vejo que são 11h e eu já fiz um montão de coisas me sinto super produtiva e preparada para encarar a tarde toda. Faço religiosamente uma pausa para o almoço e volto pra labuta. Continuo trabalhando até 17h50, quando vou buscar a Tuty-bebê na escola, e depois disso minha rotina é toda da família. Faço a janta, brinco com a pequena, jantamos todos juntos, e depois cama para ela. Acabo, muitas vezes, vendo um filminho ou seriado ainda com o marido (mas confesso que geralmente durmo na metade). Lá pelas 22h, quando durmo, estou sempre com a sensação de missão cumprida, de dia cheio.

 

Uma outra sacada que me ajuda a ter um dia produtivo é fazer listas detalhadas de tudo o que preciso fazer. Detalhadas mesmo. Assim, cada micro-atividade que faço é um risco na agenda, e cada risco na agenda é um sorriso no rosto. É sério, não há nada mais eficiente para a produtividade do que mostrar a você mesmo que produziu muito. Invista em uma agenda ou caderno e faça listas diárias de tudo o que precisa ser feito. Assim você vai ter sempre a sensação de que fez muitas coisas (e fez mesmo!) e cada atividade cumprida te dá mais ânimo para partir para a próxima.

 

Para ajudar na decisão do que fazer primeiro, uso também uma matriz de importância e urgência. Divido todas as tarefas em:
- importantes
- não importante
- urgente
- não urgentes


Assim sei que devo começar sempre pelo que é mais importante e urgente (ou seja, um pedido que está com o prazo super apertado). Depois passo para o que não é importante, mas é urgente (um boleto que tenha que pagar e esteja para vencer, por exemplo). Em seguida faço as tarefas que são importantes mas não são urgentes. E por fim dou conta das não importantes e não urgentes. Um cuidado a se tomar quando fazemos isso é não deixar as tarefas importantes e não urgentes virarem urgentes. Assim você estará sempre em dia e nada é feito no desespero.

 

Tuty-Empreendedorismo-ByJojo-1

Fonte da imagem: Na Minha Lente

 

Economize dinheiro
O dinheiro é sempre a primeira desculpa para não viver do que se ama. No post anterior falei um pouco sobre o planejamento financeiro, e ele é realmente um dos pontos mais importantes. Mas usar o dinheiro como desculpa só vai fazer você não sair do lugar.

 

Então comece a mudar hoje mesmo, e em vez de se lamentar dizendo que sua renda é essencial no orçamento familiar e que você nunca vai conseguir sair do trabalho formal fazendo o que ama, comece a se planejar! Para mim também não foi fácil, minha renda também era importante no orçamento e eu também tive medo. Mas não podemos deixar isso nos deter.

 

Nesse momento de transição é muito importante economizar. Faça um caixa, um pé de meia, e se prepare para as novas atividades. Coloque uma meta de tempo e uma meta financeira. Por exemplo: para começar a viver do que eu amo, preciso garantir uma renda familiar de R$ 2 mil por mês, por pelo menos 6 meses, até o novo negócio começar a dar lucro (esses números e tempos são suposições minhas, e a realidade vai depender do que o seu planejamento de negócio diz). Preciso então juntar R$ 12 mil, e então poderei ficar mais tranquila para que o início do novo negócio não afete as contas da casa. Considerando o meu salário e as despesas fixas da casa, consigo juntar R$ 1 mil por mês. Vou levar então 12 meses para juntar a grana necessária. E é aí que a coisa começa a ficar difícil, pois para ter um resultado lá na frente é preciso abrir mão de algumas coisas por um tempo. Talvez você tenha que abrir mão da viagem de férias nesse primeiro ano, e também não possa comprar sapatos. Mas cada centavo que você deixar de gastar, pense no que te aguarda, na realização que virá, e tudo será mais fácil.

 

Seja firme, porque com muita disciplina é possível. Juro para você que é possível. Pode ser que demore mais de um ano, mas o importante é começar! E essa é a terceira dica.

 

Comece agora mesmo
Percebo que as pessoas têm muita dificuldade de começar, e esse é um erro terrível. Quando fazem as contas e percebem que vão levar 2 anos para juntar a grana necessária, simplesmente deixam para começar depois. Não faça isso! Se você demorar mais 6 meses para começar, a única coisa que vai acontecer é que você perdeu 6 meses a toa. Comece hoje, comece agora. Assim os 2 anos vão acabar antes do que você imagina, vão passar voando. Afinal, se você quer mesmo viver fazendo o que ama, uma hora terá que começar não é? E por que não agora?

 

A procrastinação atrapalha muito os planos, além de nos fazer reféns. Uma ano depois você ainda não mudou nada e se pega pensando: “puxa, se eu tivesse começado aquele dia agora já estaria uma ano à frente”. Mas você procrastinou, deixou para depois, e agora vai adiar o sonho por mais um ano, a troco de nada. Não faça isso, não caia nessa armadilha.

 

Então fica a dica: se você ainda não trabalha com o que te faz feliz, e quer começar, compre hoje mesmo uma agenda e uma caneta especial. Abra no dia de hoje e faça uma lista detalhada de tudo o que precisa fazer para que esse sonho se torne real. Divida essa lista pela agenda, colocando metas e datas para tudo. Dê o primeiro passo, só depende de você.

 

 

.

Nenhum comentário: