terça-feira, 10 de março de 2015

Quer empreender? Então prepare-se para se frustrar

A frustração é um sentimento que nos acompanha desde sempre, não é?! Ainda bebês, nos frustramos ao não conseguir nos comunicar, nos frustramos quando não podemos dormir sem tomar banho, quando nosso desenho favorito acaba e, depois de grande, quando não passamos no vestibular. Com a chegada da vida adulta isso não muda, e as frustrações vão continuar a acontecer.

 

1aninhoAlice-makingOf-op2-53

 

Não pense você que pessoas de sucesso são aquelas que não têm frustrações na vida. Muito pelo contrário. Provavelmente as pessoas com mais sucesso pessoal e profissional que você conhece são as que tiveram maior número de frustrações, e aprenderam com elas, continuaram, lutaram. Quem não se frustra é porque não tenta, e quem não tenta, não tem a menor chance de conseguir.

 

Quando saí de uma grande multinacional e decidi empreender eu tive uma das maiores frustrações profissionais da minha vida, e isso afetou toda a minha vida pessoal também. Eu comecei a Tuty fazendo bolsas e acessórios em tecido, adorava o dia a dia, mas queria mais, queria sucesso e reconhecimento. Para mim, naquela época, ser vista era o mais importante, e foi então que decidi abrir um quiosque no shopping. Afinal, um quiosque no shopping era tudo de bom! Eu seria vista por milhares de pessoas, milhares de pessoas comprariam meus produtos, circulariam com eles por aí, e em breve eu estaria fazendo comerciais e outdoors da minha marca. Só que não.

 

 

Por mais que eu tivesse muita energia e força de vontade, me faltavam muitos conceitos básicos de gestão, me faltou sabedoria para planejar melhor, me faltou estudar mais o mercado. Eu abri o quiosque em 01 de dezembro de 2009, e confesso que vendi mais do que esperava em dezembro e janeiro. Mas de fevereiro a julho foi tudo ladeira abaixo. Gastei tudo o que havia ganhado pagando o aluguel do shopping, e tinha dias que eu não vendia absolutamente NADA. Depois de olhar o saldo desses meses de frente e encará-los tive que tomar uma decisão dificílima: fechar o quiosque.

 

Vocês não têm ideia da frustração que tomou conta de mim. Da metade do ano até meados de outubro eu fiquei apática. Não  conseguia pensar no que fazer da minha vida, não queria voltar para uma empresa e um emprego tradicionais, mas tampouco sabia o que queria fazer. A frustração havia me abatido.

 

Mas como eu sei que não se pode deixar parar por conta dela, arregacei as mangas e fui fazer coisas que, no mínimo, me divertiam, me davam prazer. Comecei a ocupar o meu tempo planejando e organizando as festas de despedida de solteira da minha melhor amiga. Ali, quando decidi fazer algo que me dava muito prazer, foi que me dei conta do quanto eu era boa naquilo, do quanto as pessoas gostavam. Divulguei no meu site  e não demoraram a aparecer os primeiros pedidos, no final de 2010.

 

Em 2011, além de reorganizar a empresa para o ramo de festas, decidi que não deixaria acontecer com esse novo sonho o que aconteceu com o outro, e me inscrevi para fazer um curso de gestão gratuito da FGV. Foram 3 fases de seleção, uma em inglês que me deixou amedrontadíssima, mas eu passei por cima do medo e consegui. Entrei para o curso e 2011 foi, para mim, o ano do conhecimento.

 

Contei mais uma parte da minha história aqui hoje para te inspirar. Para você ver que até mesmo quem hoje conquistou seus objetivos já passou por momentos de muitas frustrações, e que você não pode deixar isso ser o fim do mundo. É preciso tentar, e tentar, e tentar de novo. Descubra o que você está fazendo de errado, reorganize-se, tente por um novo ângulo. Não se torne um elefante de circo (hoje pela manhã assisti um vídeo da Ana Paula Ramos, autora do blog Cookies and Words, em que ela fala exatamente disso, veja: http://youtu.be/8cOjD4ZZi4U.)

 

Para ler os posts anteriores sobre empreendedorismo clique:

É possível viver fazendo o que se ama? 3 dicas para provar que sim!
3 dicas para sua empresa sobreviver aos primeiros anos

 

E se você tem alguma dúvida ou dica de tema que quer discutir, me fala. Pode escrever aqui nos comentários mesmo!

 

 

.

Nenhum comentário: