terça-feira, 17 de julho de 2012

Falando sobre marcas - Qual o melhor momento para procurar uma empresa para criar meu logo e me ajudar na definição da identidade visual da minha empresa?

Recebemos diversos emails de clientes que querem ajuda para criar uma identidade visual para sua marca. Muitas delas já chegam com bastante informação sobre a empresa, o público-alvo, o posicionamento da empresa e seus diferenciais. Outras não fizeram tantos estudos, mas têm muito amor pelo que fazem, pensaram em um nome bacana e querem começar já com o pé direito. Mas recebemos também emails de clientes que ainda não escolheram o nome da marca e não têm um posicionamento definido. E é por isso que resolvemos falar então sobre qual o melhor momento para procurar uma empresa para criar meu logo e me ajudar na definição da identidade visual da minha empresa?





Entendemos que para abrir uma empresa não basta somente ter amor pelo que se faz (mesmo que isso seja uma parcela significante). É preciso também saber gerenciar, liderar, lidar com as pessoas, entender um pouco de finança, de planejamento, de estratégia, de marketing. Afinal, ser seu próprio chefe é um pouco mais complicado do que parece logo de cara. Se você reúne muitos desses quesitos e tem uma ideia diferente, original, ou até mesmo um novo apelo para uma ideia que já existe, você já pode ser vista como uma pessoa empreendedora, e tem meio caminho andado para abrir seu negócio.

Se você já definiu com o que vai trabalhar, como será sua estratégia de atuação, qual o seu principal público-alvo, e já começou até a pensar em preços e produção, mas ainda não conseguiu "achar" um nome que transmita tudo o que quer passar, não se desespere. Veja abaixo algumas dicas para encontrar o nome perfeito para seu negócio:

1 - é importante que o nome transmita importância para você. Sua empresa será como seu filho, e é essencial que o nome tenha a ver com você. Por esse motivo é tão difícil alguém de fora sugerir nomes, afinal, não sabemos qual é a sua história, quais as suas inspirações, quais momentos te marcaram. Tudo isso pode ajudar na escolha do melhor nome.

2 - Pense na sonoridade do nome. Ele tem que ser fácil de falar, de escrever, de lembrar. Não adianta colocar em sua marca um nome lindo, mas que ninguém vai conseguir pronunciar ou se recordar. O nome da empresa também não precisa explicar o que você faz. Você pode deixar isso para o slogan, para a publicidade, para outros materiais de comunicação. Afinal, ninguém nunca vai chamar a Coca de "Coca-cola bebidas gaseificadas". Coca-cola basta.

3 - Defina um nome que transmita o posicionamento de sua marca, que alcance seu público-alvo. Não adianta nada ter um nome super sofisticado para vender produtos populares, ou vice-versa. Invista bastante tempo difinindo quem é o seu público-alvo e o que essas pessoas procuram, o que admiram, com o que se inspiram, o que desejam. Essa é uma das tarefas mais trabalhosas, mas também uma importante parte da criação de sua marca.

4 - Não se esqueça de pesquisar no Registro.br se o nome está disponível para ser registrado na internet. É super importante que você consiga registrar seu domínio com o final .com.br. Afinal, de nada vai adiantar ter uma ideia genial, um produto bacana e ter que colocar sua loja em um domínio .net porque alguém já usa o .com.br. Você já estará perdendo pontos antes mesmo de começar. Procure também registrar um domínio curto e fácil. Vamos supor que sua marca seja "Diga Xis Fotografia", e que esse domínio já esteja registrado. É melhor você já pensar em outro nome do que querer registrar o www.digaxisfotografiaespecializadaemfestainfantil.com.br.

5 - E super importante: assim que pensar em um nome, antes de mais nada, verifique sua disponibilidade no INPI. O INPI é o órgão do governo que gerencia marcas e patentes e toda marca para ser usada deve ser registrada lá. Não adianta nada você pensar em um nome super bacana, registrar o domínio e descobrir que a marca é registrada para outra pessoa. A qualquer momento o dono do registro pode solicitar a você que não utilize o nome, e como ele é "dono" do nome, você nada poderá fazer, a não ser mudar de nome, o que pode ser muito mais trabalhoso do que pensar em um nome agora.

Com todas as tarefas cumpridas, nome pensado e devidamente registrado, aí sim é hora de pensar na identidade visual da empresa e qual será a forma gráfica que esse nome será apresentado a seus clientes.

Então é só escrever pra gente contando um pouco do seu trabalho, da sua história e do que você espera de sua marca que ficaremos muito felizes em enviar uma proposta para a criação de sua identidade visual. Lembrando que esse serviço prestado pela Tuty é específico para qem trabalha na área de festas e seus desdobramentos, e é indicado para quem quer começar um pequeno negócio de forma mais profissional.



.

Nenhum comentário: